Sessões Individuais

Sessões Individuais

A história de vida do individuo está inscrita em seu corpo. Os traumas e conflitos se corporificam através de tensões musculares (as couraças musculares) e formam o que Reich chamou de Caráter, que é uma postura física e emocional de agir e reagir com o mundo, ou seja, o “jeitão” que cada um tem de ser, ao todo Reich nominou cinco tipos básicos de caráter. As marcas físicas e emocionais deixadas por traumas e conflitos são carregadas por toda vida adulta e afetam a vida do individuo em determinadas áreas, dependendo em que momento da infância a situação traumática aconteceu.

A sessão de Bioenergética dura aproximadamente uma hora e se divide momentos de conversas e de exercícios corporais. Estes exercícios tem o objetivo de conscientizar a pessoa de seu próprio corpo. Rapidamente o cliente começa a perceber como limita a respiração, restringe seus movimentos e diminui sua vitalidade. Existe também a parte analítica da terapia, que tem como finalidade conscientizar o cliente do porque destas inibições e bloqueios, que muitas vezes são inconscientes.

 Quando o cliente procura a terapia traz consigo um conflito, podendo ser ele do passado, atual, ou até mesmo uma ansiedade relacionada ao futuro; em todos os casos existe um impasse com o qual este “jeitão” estruturado de agir no mundo não consegue lidar. Durante a terapia o cliente vai adquirindo a consciência desse jeito de agir e do porque precisou desenvolver este tipo de caráter que se torna automático e muitas vezes inconsciente por conta de suas experiência infantis. Através desta consciência, da análise da historia de vida e exercícios corporais, o cliente pode adquirir autonomia sobre a própria vida e modificar determinados comportamentos e posturas emocionais, respondendo de modo saudável, livre e espontâneo as diversas situações que a vida o coloca.

Vale lembrar que este tipo de terapia não é apenas para aqueles que sofrem por impasses emocionais, mas também para os que buscam se desenvolver e ter uma relação mais sincera consigo, com as pessoas e com o mundo. Nas palavras de Lowen, a Bioenergética “combina o trabalho corporal com o da mente para ajudar as pessoas a compreenderem seus problemas emocionais e concretizarem o mais que puderem seu potencial para o prazer e alegria de viver.”

A bioenergética respeita o ritmo de cada pessoa para trabalhar com seus conteúdos pessoais.