Notícias

Respiração: mais que sobrevivência.

A maioria da população apresenta em diferentes níveis algum tipo de obstrução no processo respiratório. A respiração natural – a maneira como um animal ou uma criança respira – é livre e completa. Quando estão relaxados, na inspiração uma onda inicia-se na cavidade abdominal, inflando a barriga e o peito, na expiração o peito e depois a barriga se esvaziam, assim flui um ciclo.

Leia mais...

Há hoje uma miséria afetiva

A psicoterapeuta Liane Zink fala com maestria sobre a relação do corpo e da mente, os reflexos de um sobre o outro, os cuidados que as pessoas devem ter, a exaustão que o ritmo intenso provoca. Diretora geral do Instituto de Biossíntese do Brasil, Liane traz um alerta para as pessoas: é preciso parar, que seja um minuto, mas parar é necessário para que entrar em contato consigo  mesmo.

Leia mais...

Alexander Lowen e a Análise Bioenergética.

“Durante a vida inteira praticamente trabalhei para devolver ao corpo uma posição central na hierarquia da personalidade” Alexander Lowen em Uma vida para o corpo (2007).

Essas palavras citadas da autobiografia de Alexander Lowen expressam a maneira apaixonada pela qual o médico e psicoterapeuta de Nova York procurou compreender e ensinar a respeito daquilo que ele acredita ser o caminho real para a saúde, o prazer e o bem-estar: um corpo cheio de vida, vibrante, capaz de expressar emoções e sentimentos e também de relacionar-se amorosamente, dedicar-se a causas significativas, trabalhar e produzir criativamente.

Leia mais...

A compreensão do gesto.

Preste atenção em sua respiração. Você inspira pelo peito ou pelo abdômen? Como solta o ar? Rápida ou lentamente? É isso mesmo. As pessoas quase nunca observam como inspiram e expiram.

Leia mais...

Bioenergética no "Alternativa Saúde".

No "Alternativa Saúde" dessa semana, a psicoterapeuta corporal Miriam Mantau ensina exercícios para equilibrar emoções e técnicas que ajudam a expressar sentimentos que podem estar reprimidos, como ressentimento ou raiva.

Leia mais...

Que tal experimentar a vida de braços abertos?

O que faz alguém se lançar no mundo com coragem, determinação e alegria? A confiança - e a própria palavra tem em si mesma o segredo de como ela nos dá essa força que permite ultrapassar os próprios limites e medos para acreditar na begnidade da existência. Confiar vem do latim con fides, isto é, com fé. A confiança, portanto, é uma questão de fé.

Leia mais...

Conheça um pouco das principais linhas.

Listar as escolas, correntes ou linhas de tratamento das desordens psíquicas ou corporais é uma tarefa quase impossível. A cada dia surgem novas propostas, novas abordagens. Mesmo em países onde a fiscalização sobre as práticas que envolvem a saúde é mais intensa, como os Estados Unidos, as correntes têm-se multiplicado com rapidez espantosa.

Mas é possível separar as linhas em cinco grupos.

Leia mais...

Em busca do orgasmo perdido.

Wilhelm Reich causou escândalo ao defender a função libertária do orgasmo, inspirou a contracultura e gerou discípulos como Roberto Freire e Gaiarsa - antes de sair de moda. Na era da banalização do sexo, suas ideias voltam a ganhar sentido e seguidores.

Leia mais...

Bioenergética para grávidas.

Técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro e a inseminação intrauterina, são cada vez mais utilizadas por casais nos casos em que a infertilidade impede a concepção natural. Em situações como essa, mulheres com dificuldade para engravidar tendem a vivenciar um misto de sentimentos permeados por incapacidade, frustração, vergonha, ansiedade e tristeza.

Leia mais...

Libere a energia.

Se você carregar muito a bateria de um aparelho, pode acontecer de ela não suportar tanta carga e pifar. Aplique a mesma idéia para o seu corpo. Pense nas tensões que suporta ao longo do dia. Para o organismo não sair prejudicado por ter de aguentar tamanha pressão, o ideal é descarregar parte dessa energia.

Leia mais...